Vencedores do desafio App Legislativo 2017 recebem prêmios em cerimônia na Câmara dos Deputados


Por Matheus Nascimento

Atualizado em 13/12/2017 às 17:01

Na última quinta-feira (7) aconteceu a cerimônia de premiação do desafio App Legislativo 2017, primeira competição proposta no portal Desafio.leg.br. O desafio propôs a criação de um aplicativo móvel que utilizasse os Dados Abertos da Câmara dos Deputados e que tivessem como tema o processo legislativo. Na ocasião, foram entregues os prêmios às três equipes responsáveis pelos aplicativos vencedores.

O primeiro colocado no concurso foi o aplicativo “Câmara dos Deputados–EDO”, que busca aumentar a transparência e facilitar o acesso à informação sobre o processo legislativo. Os responsáveis pelo app foram Fabrício Dantas e Bruno Monteiro, de Valparaiso (GO). Eles disseram que ficaram sabendo do desafio por meio de amigos que participaram da Campus Party Brasília, evento no qual o portal Desafio.leg.br foi lançado, e, como já desenvolviam aplicativos, resolveram criar algo para participar da competição. “Para desenvolver esse aplicativo, nós pensamos em transparência e formas de melhorar a interação do público. Nós pensamos muito no cidadão para desenvolver esse aplicativo; no que nós esperávamos que fosse feito e que fosse fácil de usar”, contaram.

O aplicativo “Aprovômetro”, desenvolvido por uma equipe de quatro pessoas do Distrito Federal, ficou em segundo lugar no concurso e mostra ao usuário qual a chance que as proposições parlamentares têm de se tronarem leis. Um dos integrantes da equipe, Saulo Guerra, disse que, para desenvolver o app, eles partiram de um princípio que já vinham estudando há algum tempo, que é o Machine Learning¸ ou Aprendizado de Máquina. “Nós partimos de algo que gostamos, que é o Machine Learning, e aplicamos aos dados que estão disponíveis no portal de Dados Abertos para tentar ver a chance que uma proposição parlamentar tem de ser aprovada”, contou Guerra.

O terceiro colocado foi o app “Fala Câmara”, que é um chatbot que responde dúvidas dos cidadãos sobre as atividades relacionadas com o processo legislativo. O aplicativo foi desenvolvido por Izon Mielk e Alexsandre de Almeida, de Vitória (ES). Mielk contou que já vinha pensando na ideia de criar um aplicativo no estilo de chat para tirar dúvidas e viu no desafio uma oportunidade de colocar essa ideia em prática. “Nós já estávamos pensando em criar um aplicativo de chat para tirar dúvidas quando surgiu o desafio App Legislativo, daí pensamos em aplicar essa ideia para ajudar a tirar dúvidas dos cidadãos sobre a Câmara dos Deputados”.

O Diretor-geral da Casa, Lúcio Xavier, que estava presente no evento, agradeceu e parabenizou a todos que aceitaram participar do desafio, em especial às três equipes vencedoras. “Esse prêmio é motivo para vocês se orgulharem, pois vocês estão ajudando a escrever a história da democracia brasileira”, incentivou Xavier.

Em consonância, a diretora do gabinete da presidência, Cássia Botelho, cumprimentou toda a equipe envolvida na criação do portal, em especial à Dryade Schlarman, que foi a idealizadora do portal. Dryade contou que se sentiu realizada ao ver os resultados do desafio e que portais como o Desafio.leg.br são iniciativas muito importantes para a democracia. “As competições e os desafios são importantes para a democracia como um todo, porque você lança uma situação para o povo resolver, para as pessoas da sociedade resolverem. Isso aproxima muito o cidadão da instituição e dá chances para muitos talentos se pronunciarem”.

O portal Desafio.leg.br é uma iniciativa inédita no Brasil, da Câmara dos Deputados, que estimula a participação popular na busca por soluções inovadoras para desafios reais do Poder Legislativo. Os três apps vencedores estão disponíveis para download no Google Play e o app “Aprovômetro” também está disponível para iOS, na App Store.